
Rito Feminino
Na segunda metade de 1700, Cagliostro frequentou as regiões do nordeste da Itália, especialmente Rovereto, Trento e Veneza.
Portanto, bem antes das ações organizacionais dos Philalethes, por Abraham, em 1801, Cagliostro confiou os rituais das suas lojas femininas, (chamados de "Rito de Adoção Androgênica"), sob a tutela e poder absoluto do Rito de Misraїm, em Veneza.
Em anos posteriores, foram elaborados novos rituais femininos, tentando harmoniza-los com as bases fornecidas por Cagliostro na linha masculina Osirideo de Misraїm. Então, estes rituais foram atribuídos a Ísis, cujas iniciação foram chamadas de Isíaca. O Rito Feminino de Cagliostro nunca foi um Rito Misto, conforme dizem alguns, mas sempre foi um Rito peculiar ao gênero feminino, mantendo sempre os significados simbólicos sem desrespeitar a tradição maçônica.
Em 1971, o Soberano Grande Hyerophante Geral, Gastone Ventura, ativou as Lojas de Adoção Androgênicas, sendo instalada em Bolonha a Grande Loja Mãe e Mestra Ísis.

Foi consagrada com esse despertar através da iniciação e instalação, como Grão-Mestre e Rainha de Sabá, a irmã A. Curti.
CABE AQUI ESCLARECER QUE O RITO DE MITZRAIM JAMAIS FOI UM RITO MISTO. HÁ MUITA CONFUSÃO COM OS RITOS MISTOS CRIADOS POR GIUSEPPE GARIBALDI, FUNDADOR DO RITO MEMPHIS MISRAIM.
GIUSEPPE GARIBALDI JAMAIS TEVE RELAÇÃO COM O NOSSO VENERÁVEL RITO DE MITZRAIM.
Em 1989, o Soberano Grande Hyerophante Geral Sebastiano Caracciolo, diante a expansão do sexo feminino na Itália e no exterior, organizou as Lojas androgênicas do Rito, que ele chamou de "Rito Egípcio de Adoção Feminina". Ele removeu a palavra "androgênico", que muitas vezes foi mal compreendida ou confundida com a palavra "mista". Depois ele organizou o Rito Feminino com seis graus.
A 1ª série para as irmãs aprendizes egípcia, 2º grau para acompanhantes egípcias, o 3º grau para Mestre egípcia, a 4ª série para Mestre Perfeita egípcia. A 5 ª série de Grande Mestre Nacional e 6ª Administrativo destinado a Grande Mestre Internacional, que também assumiu o título de "Rainha de Sabá" em memória de Cagliostro.
Em 2012 Sebastiano Caracciolo, investiu com o cargo de Rainha de Sabá a irmã Sorella Soldaty I. A.
Com a morte do Hierofante, o Rito Feminino torna a se ocultar.
Em 2014, com o nascimento do Soberano Grande Santuário Bizâncio, no Zenit de Ravenna, o Rito feminino retorna com um novo impulso para também reinterpretar suas origens, voltando a se chamar Rito Androgênico.
Este rito é governado por uma Grã-Mestre que se identifica como a Rainha do Sul.
Obviamente, o Rito depende do Soberano Grande Hyerophante, mas alguns dos seus poderes administrativos são delegados, de forma permanente para a Rainha do Sul.
Os rituais androgênicos em uso são operativos e eficazes para o desenvolvimento espiritual de uma linha peculiar ao gênero feminino. Portanto o leitor somente pode tomar consciência e levar em consideração a iniciação das mulheres, jamais misto.
Breve esclarecimento sobre o Rito de adoção:
O leitor deve se lembrar que antigamente as mulheres eram sacerdotisas iniciadas pelo Faraó ou pelo Sumo Sacerdote, e assumiam grandes responsabilidades na manifestação do ritual de culto.
As mulheres, portanto, participavam ativamente dos mistérios tradicionais e religiosos. Infelizmente ao longo do tempo, a iniciação feminina sofreu aversões, porém sempre estava presente em várias vertentes da iniciação, como por exemplo na Ordem das Virgens Vestais.
A primeira informação referente à iniciação das mulheres, vem a partir da segunda metade do século XVIII e em seguida, na segunda metade do século XIX.
Em 1774, por exemplo, o Grande Oriente de França autorizada a fundação de Lojas de adoção para as mulheres, colocando-as sob a orientação e proteção dos Irmãos masculinos. Na verdade, a criação das lojas das mulheres não era real, mas seguiam a mesma estruturas do sexo masculino, sendo apenas permitido que as mulheres pudessem participar das reuniões. Uma tentativa do Rito Misto foi vendido para o exterior rapidamente.
Em 1776 Cagliostro coloca no Rito Egípcio uma via somente feminina, ou seja, lojas androgênicas de adoção. Esta experiência terminou com a morte de Cagliostro em 1795.
Independentemente das notas históricas que ainda têm a sua importância sobre o porquê certas escolhas foram feitas, é mais importante ressaltar que:
A tradição nos ensina que a nossa existência terrestre é caracterizada em partes complementares e desiguais, as quais também podem harmonizar com o outro.
Assim, no que diz respeito aos sexos, macho e fêmea, os dois tipos de iniciação precisam ser praticados em suas características mais íntimas em separado.
Da mesma forma que no plano físico, no plano metafísico, macho e fêmea possuem cada um, a sua própria maneira de atuar que não pode ser alterado sem incorrer na alteração da própria essência.
Eles são dois seres diferentes, com duas funções objetivas distintas e nem sempre convergentes.
Eles possuem ainda iguais dignidades.
Cada um dos dois, objetivamente complementares, precisam se afirmar e realizar as suas qualificações inatas, sem interferir uma na do outro.
Mesmo com esse simples resumo, podemos deduzir que o caminho da iniciação entre os dois seres (homem e mulher) nunca mais será a mesma; terá uma convergência dos objetivos, mas com rituais e com significados diferentes.
As duas vias, embora diferentes, não deve ser desenvolvidos de uma forma totalmente independente uma da outra. Nascido e manifestando-se no mesmo local, deverá se ligar a mesma egrégora que vigora e que são originados.
A iniciação Feminina será em parte, analoga a iniciação do sexo masculino, ou seja, para ser, de certa forma simbólica e hermética, deverá proceder de acordo com o V.I.T.R.I.O.L., resultando na purificação interior. Os modos de operar, no entanto, será diferente.
O Antigo e Primitivo Rito Oriental de Mitzraim e Memphis, segue rigorosamente as mesmas linhas do Antigo Rito de Misraїm de Veneza, a partir do qual será trabalhando em duas linhas, uma masculina e outra feminina, jamais mista.
Em 2014, foi investida com a responsabilidade de Grande Mestre Rainha do Sul, a Irmã Sorella Soldati I. A.
NÃO SOMOS E JAMAIS SEREMOS UM RITO MISTO. ASSIM COMO A ORDEM "ESTRELA DO ORIENTE" PERTENCENTE AO GRANDE ORIENTE SENDO ELA DESTINADA AS MULHERES, O RITO DE ADOÇÃO ANDROGÊNICA É UMA ORDEM FEMININA QUE PERTENCE AO RITO DE MITZRAIM E TAMBÉM SE DESTINA SOMENTE ÀS MULHERES, PRINCIPALMENTE ÀS ESPOSAS E CUNHADAS.